Análises de Resíduos Líquidos e Sólidos

Realizamos análises químicas, físico-químicas, granulométricas e microbiológicas em amostras de resíduos de qualquer natureza.

 

Atendemos as análises solicitadas nas Normas e Legislações abaixo:

  • ABNT NBR 10.004/2004 – Classificação de Resíduos;

A classificação de resíduos em Resíduo CLASSE I – PERIGOSO, Resíduo CLASSE II A – NÃO INERTES e Resíduo CLASSE II B – INERTES é realizada mediante a avaliação inicial do processo produtivo e posteriormente de ensaios químicos, físicos e microbiológicos na amostra.

  • NBR 10.005/2004 – Obtenção e Caracterização do Extrato Lixiviado;

Um dos processos que englobam a classificação dos resíduos, a lixiviação da amostra é realizada para preparar o resíduo e posteriormente determinar os ensaios necessários.

  • NBR 10.006/2004 – Obtenção e Caracterização de Extrato Solubilizado;

Um dos processos que englobam a classificação dos resíduos, a solubilização da amostra é realizada para preparar o resíduo e posteriormente determinar os ensaios necessários.

  • NBR 10.007/2004 – Amostragem de Resíduos Sólidos;

O acerto na classificação de um resíduo de forma correta está ligado ao trabalho anterior aos ensaios analíticos, que é a realização da coleta da amostra. A coleta é realizada pela Química Pura ou pelo cliente mediante todas as orientações necessárias.

  • Resolução nº. 375/2006 do CONAMA;

Caracterização físico-química, microbiológica e patogênica de lodos provenientes de estações de tratamento de esgoto sanitário, para fins de uso agrícola.

  • Resolução nº. 498/2020 do CONAMA;

Classificação de biossólidos por meio da caracterização físico-química e microbiológica para o uso destes em solos com fins agronômicos.

  • Resíduos para incorporação no solo;

Muitos resíduos oriundos de tratamentos diversos são autorizados a serem depositados em solo agrícola. Para tanto, o seu monitoramento é essencial, principalmente com a realização das análises na amostra bruta, tais como metais pesados (Cádmio, Chumbo, Níquel, Mercúrio…), elementos nutrientes (Fósforo e Nitrogênio) e agentes biológicos e microbiológicos (Vírus Entéricos, Ovos Viáveis de Helmintos, Coliformes Termotolerantes e Salmonella sp).

Outros serviços de

Análises